Estrada Municipal Bela Vista, 917, Loja 264
11 4195.5543 | 11 99905.0585
projetos@emporiodasrochas.com.br

Mármore Calacata: tudo sobre a pedra mais desejada por arquitetos.

Empório das Rochas

Sala em Mármore Calacata Gold

O Mármore Calacata e o Calacata Gold são super desejados por arquitetos, em seus projetos e obras, pois o uso de materiais naturais, traz muita versatilidade e é uma grande tendência!

Pedras naturais dialogam melhor com a arquitetura clássica e contemporânea e facilitam a transição entre os estilos no mesmo espaço.

Mas será que um mármore natural pode ser usado em qualquer ambiente em nossas casas?

Nesse post você vai aprender tudo sobre o Mármore Calacata e o Mármore Calacata Gold: sua origem, os ambientes onde podem ser utilizados e sobre materiais mais resistentes que podem substituí-los, com a mesma cor e beleza dos detalhes.

O Mármore Calacata, suas cores e detalhes, têm encantado arquitetos na hora de escolher os revestimentos de pedras ornamentais para banheiros, cozinhas, lavabos e etc… O Calacata é uma pedra natural branca e delicada e seus veios podem ter diversas tonalidades.

As cores de seus veios, têm sido muito utilizados no mercado de construção e reformas, pois remetem a pedras naturais e trazem sofisticação aos ambientes. Seus veios têm tons que variam do bege ao cinza chumbo e o Calacata Gold tem os veios dourados.

Esses revestimentos naturais compõem muito bem em ambientes com madeira, inox, cimento queimado e etc..

Do clássico ao contemporâneo, o Mármore Calacata e o Calacata Gold combinam com quase tudo.

O Mármore Calacata Gold, também conhecido como Calacata Ouro, se tornou uma das pedras mais buscadas por quem procura elegância em suas reformas e construções.

Mas é muito importante não cometer erros. Aprenda tudo sobre essa pedra, sobre os materiais que têm essa cor e o que é fundamental: sobre onde você não deve usá-la!

Mármore Calacata

O Mármore Calacata foi extraído pela primeira vez nas pedreiras de Borghini, região de Carrara na Itália, durante o Império Romano. Seu uso é muito comum em ambientes internos: banheiros, pisos e revestimentos de paredes, mas por ser uma pedra natural e absorver umidade, o Calacata não deve ser usado em cozinhas e áreas externas.

Por exemplo, o contato de líquidos ácidos como suco de limão, vinho ou vinagre, causa manchas nos mármores naturais, que não podem ser recuperadas.

Outro problema de colocar mármores em cozinhas ou churrasqueiras é que ele não tem resistência ao choque térmico e se você apoiar uma panela quente numa pedra em temperatura natural, ela pode facilmente rachar.

Já deu para perceber que o Mármore Calacata e o Calacata Gold natural, são materiais delicados certo? Por isso devemos evitar seu uso em churrasqueiras e cozinhas. O impacto de uma lâmina cortante, ou a queda de um objeto pesado, também podem danificar a pedra.

Nós também não aconselhamos sua instalação em áreas externas. Pedras naturais não podem ter contato com umidade extrema de chuvas e o calor direto do sol. Mas não se chateie, você vai poder essas cores em todos os ambientes que quiser!

Na realidade, Calacata é a cor de um tipo de mármore clássico muito usado na antiguidade em esculturas e obras de arte. Esse material ficou imortalizado em obras de Michelangelo por exemplo.

Mas com a o passar dos anos e o desenvolvimento de tecnologias para revestimentos, tornou-se possível reproduzir a cor Calacata em materiais mais resistentes como lâminas ultracompactas e quartzos, para que possamos decorar qualquer tipo de espaço.

Assim você poderá realizar o sonho de ter uma pedra com a cor Calacata na sua cozinha, churrasqueira e nas áreas externas de sua casa.

Saiba agora quais são os materiais mais resistentes que também reproduzem essa cor.

Quartzo marmorizado Calacata

O quartzo é uma pedra muito utilizada em revestimentos por sua beleza e durabilidade e pode substituir o Mármore Calacata.

Esse é um material muito resistente e por isso é indicado para ambientes como: cozinhas ou churrasqueiras. O quartzo não é um material poroso como o mármore e não mancha com líquidos ácidos e oleosos.

Além do mais, quartzos resistem melhor a impactos e riscos, por isso podem substituir o Mármore Calacata e o Calacata Gold, em ambientes onde pedras naturais sofrem maiores ameaças.

Grande parte dos quartzos industrializados têm garantia de 10 anos de fábrica.

Foto de uma chapa de Quartzo Calacata

De qualquer maneira, apesar de ser mais resistente que a pedra natural, o quartzo não pode sofrer grandes choques térmicos. O contato com o calor extremo de panelas, por exemplo pode manchar a pedra.

Com o desenvolvimento da tecnologia dos materiais, os quartzos industrializados são compostos por mais de 90% de quartzo natural.

Mas a tecnologia utilizada para marmorizar os quartzos, ainda não reproduz as cores do Mármore Calacata e de seus veios e detalhes, com precisão.

Outro ponto que pode prejudicar o quartzo em uma disputa com lâminas ultracompactas é o preço. Para se ter uma ideia, o valor do metro quadrado de um quartzo marmorizado Calacata é muito próximo ao valor das lâminas ultracompactas.

E os quartzos não atingem o nível de durabilidade das lâminas ultracompactas. As lâminas suportam altas temperaturas de panelas e você pode até cortar alimentos em cima dessas lâminas, pois elas são a prova de riscos.

Lâminas ultracompactas e o Mármore Calacata

As lâminas ultracompactas são as mais desejadas entre arquitetos, para substituir o Mármore Calacata e o Calacata Gold, pois têm a tecnologia mais avançada entre os materiais que você encontra no mercado.

Bancada de Dekton Calacata: Dwell

Mais conhecidas como Neolith ou Dekton, as lâminas ultracompactas são pedras sintéticas, industrializadas.

É importante destacar que o Neolith e o Dekton não são um material, e sim apenas as marcas mais conhecidas de lâminas ultracompactas. Mas não são as únicas. Existem diversas outras marcas com qualidade similar a Neolith e Dekton, que reproduzem fielmente as tonalidades, desenhos e veios do Mármore Calacata e do Calacata Gold.

Entre elas podemos citar a Sinth e a Lamtec.

Se quiser saber mais sobre essas lâminas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Esses materiais são produzidos com diversos tipos de rochas e minerais granulados, num processo industrial de ultra compactação chamado sinterização.

Na sinterização, os minerais triturados são aquecidos a altíssimas temperaturas, até que se fundem se tornando um único material, mais forte, denso e resistente. Desse processo se consegue um fantástico resultado. Pedras idênticas aos mármores naturais, mas extremamente resistentes.

No caso do uso do Mármore Calacata e do Mármore Calacata Gold para cozinhas ou ambientes externos, não há dúvida de que o material mais desejado por arquitetos, são as lâminas ultracompactas.

Pedras brancas para cozinha: 2 tipos fantásticos!

Elas reproduzem com muita fidelidade as cores, os veios e todos os detalhes dos mármores, sem deixar nada a desejar para as pedras naturais e têm 10 anos de garantia de fábrica.

Além disso, as lâminas como já dissemos anteriormente, são muito mais resistentes a riscos, choque térmico de altas temperaturas, ou manchas.

Com uma lâmina ultracompacta Calacata, você pode apoiar suas panelas quentes no tampo da bancada ou cortar alimentos em cima da pedra sem precisar se preocupar.

As lâminas também podem ser usadas em áreas externas expostas a sol e chuva, churrasqueiras, piscinas e etc… e assim você terá a possibilidade de ter o Mármore Calacata em qualquer lugar na sua casa.

Quer fazer um orçamento de lâminas ultracompactas ou Mármore Calacata Gold? Entre em contato conosco por aqui.

7 excelentes dicas sobre o Limestone Baiteg Blue

Gostou desse post? Compartilhe em suas mídias sociais e com seus amigos!

Quer saber mais sobre pedras, quartzos e mármores? Nos siga no Instagram @emporiodasrochas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *