Mármore Branco: guia completo com tipos, características e preços
O Mármore Branco é um dos modelos mais tradicionais de pedras ornamentais. É possível encontrar esse tipo de mármore ornando casas, escritórios, consultórios, hotéis, shoppings e outros ambientes.
Apesar de ser muito desejado, quando o Mármore Branco é selecionado em algum projeto, surgem algumas dúvidas sobre ele. Isso acontece pois existem diferentes tipos e características que geram certa confusão.
Se você também está pesquisando sobre o assunto e tem questionamentos a respeito dessa pedra, este post é para você! Confira a seguir o guia completo sobre o Mármore Branco e acerte na sua escolha!
Qual a origem do Mármore Branco?
Os Mármores Brancos surgiram há milhares de anos, quando a região onde atualmente fica a Toscana, na Itália, era apenas mar.
No fundo do oceano, o sedimento de calcário deu origem a uma plataforma carbonática que emergiu, transformando-se em uma montanha. Devido a reações químicas e a altas temperaturas, o calcário se transformou em mármore.
Os variados tons de fundo, além da quantidade, da coloração e do tamanho dos veios, representam tipos diferentes de mármores. Aqueles que têm uma cor predominante clara são classificados como Mármores Brancos.
Alguns modelos desse tipo de mármore foram utilizados em importantes esculturas antigas, como o Davi, de Michelangelo. Atualmente, importantes construções, como as novas Torres Gêmeas, também utilizam o Mármore Branco.
Quais são os tipos de Mármore Branco?
Como vimos, há tipos diferenciados de Mármore Branco, que são classificados conforme as suas características. Eles variam de local de origem, tom, veios etc. A seguir, separamos os principais tipos para você conhecer.
Piguês
O Piguês é um Mármore Branco proveniente da Grécia, mas também pode ser encontrado na Itália. O branco predomina na pedra, e os veios são em um tom de cinza claro.
A melhor forma de aproveitar esse mármore é utilizá-lo em grandes revestimentos e superfícies amplas, como bancadas e paredes, uma vez que os veios são espaçados. A distância dos veios, aliás, é o que diferencia o modelo Grego do Italiano. O primeiro tem veios mais espaçados do que o segundo.
Carrara
Um dos mais famosos mármores brancos é o Carrara. De origem italiana, o modelo era muito utilizado na época do Renascimento. Esculturas famosas como Pietá, Moises e Davi, de Michelangelo, e a Virgem Velada, de Giovanni Strazza, foram feitas utilizando essa pedra.
Além do fundo branco, o Carrara também é composto por um grande número de veios cinzas em um tom mais escuro.
A cor do branco pode variar, sendo que quanto mais claro ele for, mais cara é a pedra. Outra característica importante do Carrara é que ele não é muito poroso. Isso resulta em uma baixa absorção de líquidos, o que permite que ele seja mais resistente. Bancadas, objetos decorativos, escadas e pisos são boas opções para o Carrara.
Carrarinha
O Mármore Branco Nacional, mais conhecido como “Carrarinha”, é a versão mais popular do Carrara. Apesar de levar o nome da famosa pedra italiana, o Carrarinha não pode ser considerado um Mármore Carrara, uma vez que é extraído no Brasil.
Entretanto, as características do Carrarinha lembram muito a versão original italiana, já que também tem um fundo branco e veios acinzentados. A principal diferença entre as pedras é que a brasileira apresenta mais marcas e, por isso, algumas vezes é confundida com granito.
Paraná
O Mármore Branco Paraná é a opção mais em conta entre todos os modelos claros. De origem brasileira, ele não precisa ser importado e não sofre influência do dólar no seu preço. Apesar de o fundo ser branco, o Mármore Paraná carrega veios mais escuros, em tons de bege ou em marrom.
O Paraná também é classificado em submodelos, que variam conforme as suas cores. O Calacata Paraná, por exemplo, tem manchas beges e cinzas. Já o Clássico Paraná é produzido em tons mais claros e veios espaçados. O Nimbus Paraná tem uma cor acinzentada, e o Macchiaveccia tem manchas em marrom como principal característica.
Moura
O Mármore Moura, assim como o Paraná, também é uma pedra nacional e tem um valor mais baixo do que os importados. A sua principal característica é a predominância da cor branca, o que o torna mais homogêneo. A cor dos veios também contribui para isso: um cinza em tom claro, que realça o branco.
O custo-benefício do Moura permite que, muitas vezes, ele componha ambientes mais amplos, como seu uso em pisos, por exemplo. Outro uso comum para o Moura são paredes, painéis e bancadas.
Especial
O Mármore Branco Especial é outro modelo nacional, produzido no estado do Espírito Santo, e costuma ser bastante requisitado. A principal característica que marca essa pedra é o fundo branco com discretos veios espaçados em tons acinzentados.
O Mármore Especial pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos. Ele tem uma porosidade média, sendo relativamente resistente à umidade. Pisos, painéis, mesas e objetos decorativos são opções de aplicação do Branco Especial.
Cintilante
Mais uma pedra brasileira, o Mármore Cintilante, como o nome já diz, tem como característica mais marcante, ser brilhoso. Por ter veios claros, a cor branca é a que preenche maior parte desse tipo de mármore.
Muitas pessoas optam pelo Cintilante para colocar em pisos, paredes ou painéis. Ele também é muito utilizado em consultórios e escritórios. Normalmente, o Cintilante tende a ser colocado em ambientes internos, com uma boa iluminação, para favorecer o brilho.
Thassos
O Mármore Branco Thassos é uma pedra de origem grega, considerada uma das mais nobres. A sua principal característica é que ele não apresenta veios ou mistura de cores. Assim, o Thassos é dono da tonalidade mais branca entre todas as pedras claras.
Essa individualidade única faz com que o Thassos seja também o mármore branco mais caro do mercado, com um preço de até seis vezes mais que os brancos nacionais. Ele costuma ser a escolha preferida de projetos luxuosos e de alto padrão.
Quais as vantagens do Mármore Branco?
Entre tantas opções de mármores, é comum que as pessoas se questionem por que escolher o Mármore Branco. Se você está com dúvida, este tópico pode ajudar a responder. Confira as vantagens de optar pelo Mármore Branco:
- aparência homogênea, que traz maior sofisticação;
- valorização do imóvel que utiliza o mármore;
- alto valor estético;
- versatilidade;
- durabilidade.
E as desvantagens?
Apesar de ter várias vantagens, existem algumas desvantagens para quem optar pelo Mármore Branco. Veja a seguir algumas delas:
- maior possibilidade de manchar;
- porosidade mais elevada, resultando em maior absorção de líquidos;
- custo elevado.
Quanto custam os Mármores Brancos?
O Mármore Branco é uma opção de revestimento sofisticada, usada em lugares nobres, construções e esculturas históricas.
O valor da pedra se altera conforme as características de cada modelo e a região de extração, mas hoje em dia dependendo do material, os valores podem variar de R$ 800, o m² até R$ 2.500 o m².
E é claro que existem rochas super exóticas e raras que podem custar bem mais que isso....
Por que os Mármores Brancos são caros?
O Mármore Branco é uma pedra cara devido à sua nobreza. Muitos dos seus modelos são uniformes, com veios sutis, o que reserva exclusividade para as peças.
Além disso, o Brasil é um país produtor e exportador de granito em alta quantidade. Já o mármore tem uma produção menor, o que aumenta o seu valor.
Qual é o Mármore Branco mais barato?
Os modelos nacionais são as opções mais baratas de Mármore Branco. Entre eles, o Branco Paraná é o que tem o menor custo. Para se ter uma ideia, o metro quadrado do Paraná tem um valor aproximadamente seis vezes menor do que o Thassos.
Como ter certeza se a pedra é um mármore?
O mármore costuma ser frequentemente confundido com o granito. Apesar de os dois serem pedras parecidas, há diferenças entre eles. Para ter certeza que você está comprando um mármore, é preciso observar alguns detalhes.
O principal deles é a aparência. O mármore é mais uniforme e homogêneo do que o granito e costuma ser composto por veios mais longos. Já o granito é mais marcado.
Além disso, o granito é menos poroso do que o mármore, o que o protege de manchas e aumenta a sua durabilidade. Por fim, é possível confirmar que a pedra realmente se trata de mármore prestando atenção no valor. O granito tem um preço bem mais em conta do que o mármore.
Mármores Brancos e cozinhas
O Mármore Branco é uma pedra mais porosa, tendendo a absorver mais líquidos. Por isso, ele não é indicado para cozinhas e ambientes mais molhados ou úmidos. Caso a pessoa deseje colocar um Mármore Branco nesse espaço, ela precisa garantir que ele esteja afastado da pia ou de um possível contato com a água.
Muitas pessoas têm optado também pelo uso de lâminas ultracompactas no lugar de diferentes tipos de mármore, inclusive os Mármores Brancos. Essas lâminas são pedras sintéticas, produzidas com resinas, pigmentos e elementos minerais.
Embora não apresentem a mesma qualidade da pedra original, as lâminas podem reproduzir fielmente o visual do Mármore Branco.
Mas elas também trazem o benefício de que podem ser usadas em cozinhas e banheiros. A pedra sintética tem bastante resistência, o que protege contra riscos e impactos, além de proteção bacteriana e um baixo índice de absorção de líquidos.
Apesar disso, elas não são recomendadas em ambientes externos, já que a exposição ao sol pode descolorir a pedra sintética. Outro ponto importante é que se deve evitar a exposição da lâmina a fontes de calor, como panelas ou formas ainda quentes.
Quais os cuidados com o Mármore Branco?
Devido à porosidade e à possibilidade de manchas, é preciso cuidar para que o Mármore Branco não manche. Sempre que um líquido entrar em contato com a pedra, deve-se secar a superfície imediatamente — principalmente se o líquido for escuro, como é o caso de café ou refrigerante. Além disso, é indicado investir em um tratamento para diminuir a porosidade.
Outra estratégia para aumentar a durabilidade do mármore é sempre optar por produtos desenvolvidos especialmente para serem usados nessa pedra. Por fim, deve-se evitar manusear facas ou objetos que possam cortar próximo a superfície do mármore.
Enfim, o Mármore Branco é requintado e deixa qualquer ambiente com um ar luxuoso. Apesar de ser mais caro, há algumas opções mais em conta no mercado, especialmente as versões nacionais. Além disso, é preciso ver o seu uso como um investimento, uma vez que ele agrega valor ao imóvel.
Então, gostou de saber um pouco mais sobre o Mármore Branco? Para aprender mais sobre o assunto, confira o nosso post completo sobre mármores.