Mármore Travertino: o que é, quanto custa e como usar
O Mármore Travertino é uma rocha muito buscada para interiores. É possível utilizar diferentes tipos de texturas de acordo com o estilo de cada ambiente.
Os mármores se originam em diferentes regiões, de diferentes formas, com diferentes características. Um deles é o Travertino, que vamos conhecer melhor agora.
Produzido desde a Antiguidade, o Travertino costuma ser escolhido por arquitetos, designers e pessoas que buscam um ambiente elegante, bonito e sofisticado. Se você também pensa em utilizá-lo e quer saber mais sobre ele, este artigo vai explicar tudo.
A seguir você encontrará informações sobre o que é o Mármore Travertino, como ele se forma e como usar nos seus projetos. Acompanhe!
Afinal, o que é o Mármore Travertino?
O Mármore Travertino chama atenção pela sua beleza. Três minerais em conjunto fazem parte da sua composição: calcita, aragonita e limonita. Como resultado dessa combinação, tem-se uma pedra clara, próxima da cor bege. Esse tipo de mármore ainda pode ter variações de tons em branco, acinzentado e rosado.
Além dessas características, o Travertino também conta com veios compridos, o que é um diferencial na sua aparência.
Para que ele possa ser formado, é necessário um ambiente propício para que as reações aconteçam. Nesse caso, é preciso que o solo e as rochas recebam água corrente, como é o caso quando há cachoeiras e cascatas.
O Travertino não é um mármore
Antes de falarmos um pouco mais sobre o Travertino, é preciso deixar claro que, tecnicamente, ele não é um mármore.
Embora seja conhecido e comercializado como tal, Travertino é um calcário formado por carbonato de cálcio, que se precipita ao entrar em contato com a água doce, tendo como resultado cavidades naturais únicas. É diferente da formação do mármore tradicional, que se dá a partir de reações químicas causadas por altas temperaturas e pressão.
Apesar de não ser um mármore propriamente dito, vamos citá-lo como Mármore Travertino, pois é assim que ele é conhecido no mundo todo.
Qual o valor do Mármore Travertino?
Os mármores costumam ter um valor um pouco mais elevado do que outras opções de pedras, como o granito. Entretanto, ao utilizá-lo, certamente o imóvel adquire uma apresentação mais bonita e se valoriza para uma futura negociação.
O preço do mármore varia muito, pois essa matéria-prima tem o seu custo atrelado ao dólar. Sendo assim, quando a moeda estadunidense está em alta, o valor acaba sendo maior. Além disso, o tipo de Mármore Travertino escolhido também pode fazer o valor variar.
Para se ter uma ideia, o Travertino pode variar de R$ 200 a 900 o metro quadrado. O modelo Bahia, por exemplo, é o mais em conta, uma vez que a pedra é nacional. O Travertino Romano tem um valor mediano, e o Navona costuma ser o mais caro.
Qual é a origem do Mármore Travertino?
Desde a Antiguidade, o Mármore Travertino já era utilizado em construções, inclusive de grandes monumentos famosos, como o Coliseu em Roma, a Basílica de São Pedro no Vaticano e as Pirâmides no Egito.
A pedra tem a sua origem em Tivoli, comuna localizada na província de Roma, na região do Lácio. O nome do mármore está ligado ao local de sua origem, já que Travertino vem do latim “lapis tiburtino”, que é o antigo nome da cidade de Tivoli.
No Brasil, a região que mais produz o Travertino é o estado da Bahia. O local abriga muitas cachoeiras, de maneira que cumpre a necessidade físico-química para que o Travertino possa se formar.
Qual é o melhor Travertino?
Existem diversos tipos de Mármore Travertino. Eles se diferenciam conforme a região em que são produzidos, uma vez que a sua formação pode ser alterada em função do solo e das temperaturas. Isso faz com que o Travertino possa ser encontrado em mais de uma cor e com veios maiores ou menores.
Cada um deles tem as suas próprias características e atendem a diferentes tipos de necessidades e ambientes. Sendo assim, não existe um modelo melhor que o outro, mas aquele que melhor atende a determinada decoração ou ao gosto do cliente.
Para que você conheça um pouco mais sobre os tipos de Mármore Travertino, mostramos a seguir os principais e suas características mais marcantes:
- Bege Bahia (Nacional): a pedra produzida no Brasil tem um tom mais escuro e um número maior de manchas. Devido a essas características, tem o menor valor entre os modelos Travertinos.
- Romano (Clássico): muito utilizado no Brasil, o Romano, também conhecido como Clássico, tem veios mais discretos. Seu tom se aproxima do bege, podendo ser mais claro ou mais escuro.
- Toscano: tem um visual parecido com o Romano, também em tom bege, extraído da Itália. Mas é uma pedra mais resistente, que une flexibilidade e rigidez.
- Navona: é o mais liso dos Travertinos. Ele tem um tom bege claro, lembrando a cor creme, e os seus veios são bem discretos. Costuma ser o mais caro.
- Turco: produzido na Turquia, esse tipo de Travertino se apresenta em um bege mais escuro, podendo chegar em tons de marrom. A principal característica do Turco é a fragilidade da pedra.
- Silver: também originário da Turquia, o modelo Silver pode ser encontrado em cores variadas, passando por bege claro ou mais escuro, lembrando um marrom ou cinza.
Travertino nacional vs Travertino italiano
Apesar de ser encontrado na Turquia em mais de um modelo, as variações do Travertino que fazem sucesso no Brasil são a italiana e a nacional.
Entre elas, a mais utilizada no país é o Bege Bahia, que tem o valor mais acessível entre todos. Além dele, outros tipos que costumam ser bastante usados por aqui são dois clássicos italianos: o Romano e o Navona.
As principais diferenças entre a pedra brasileira e as italianas, além do preço, estão no tom e nos veios. Enquanto a nacional tem uma cor mais escura, as italianas são mais claras. Além disso, os modelos Romano e Navona são mais lisos, com menos manchas, enquanto o nacional é mais escuro e manchado.
Quer ler mais sobre mármores?
Veja aqui:
Mármore Calacata: tudo sobre a pedra mais desejada por arquitetos
Onde usar o Mármore Travertino?
O Mármore Travertino é uma pedra versátil, que pode ser utilizada tanto em interiores quanto em ambientes externos para adicionar um toque requintado e sereno. Dependendo da forma como é utilizado, pode compor um visual mais tradicional ou criar um ambiente vanguardista.
Essa rocha absorve líquidos e mancha com facilidade. Por isso não pe aconselhável deixá-lo exposto ao tempo.
O Mármore Travertino costuma ser uma ótima opção para ser colocado na sala — no piso, nas bancadas, paredes, painéis, escadas, entre outros usos. Além disso, é possível usar o Travertino em imóveis comerciais, como em consultórios, hotéis e restaurantes, a fim de encantar o olhar o do cliente.
Como cuidar de Mármore Travertino?
Para que o Travertino seja preservado e tenha maior durabilidade, é importante cuidar dele da forma correta.
Deve-se evitar utilizar água diretamente na pedra para limpar, uma vez que o líquido pode manchar o mármore. O melhor é apenas umedecer o pano antes. Além disso, fazer uma impermeabilização evita a absorção de umidade, água e sujidades.
Para a manutenção do Travertino, não é necessário utilizar diversos produtos de limpeza. Água, sabão neutro e um pano liso são suficientes. Ao final, lembre-se de passar um pano seco e macio para não deixar manchas.
Enfim, o Mármore Travertino é uma excelente opção de pedra ornamental para compor diversos ambientes. Embora seja usado desde os tempos antigos, nunca saiu de moda e até hoje é sinônimo de sofisticação e beleza.
Quer saber como o Travertino ficaria em seu projeto? Entre em contato com o Empório das Rochas e veja essa e outras opções de pedras.