Mármore Verde Guatemala: a rocha mais exótica!
Mármore verde é um tipo de pedra versátil, utilizada há muitos anos na composição de ambientes, na criação de esculturas e na confecção de objetos. Ele pode ser encontrado em diferentes cores ou modelos, e as suas características determinam se a pedra é mais barata ou mais cara.
Entre as inúmeras opções, o Mármore Verde Guatemala tem sido a escolha de muitas pessoas e é considerada uma das rochas mais belas e exóticas para compor ambientes.
Por esse motivo, criamos este artigo para falar especialmente sobre ele, que pode ser também uma opção para os seus projetos e obras.
A seguir, vamos mostrar o que é o Mármore Verde Guatemala, qual a sua origem, o seu custo, com quais ambientes combina e quais são os cuidados para conservá-lo. Acompanhe agora para saber tudo!
O que é o Mármore Verde Guatemala?
O mármore é uma rocha metamórfica, que se origina a partir do calcário em ambientes favoráveis, com pressão adequada e altas temperaturas. Dependendo da região e da característica das pedras, ele recebe uma classificação. Um dos tipos disponíveis no mercado é o Mármore Verde Guatemala.
Como o nome já diz, ele tem uma cor esverdeada, mas em um tom mais escuro. Além disso, é formado por veios em preto e manchas em branco. O Mármore Verde Guatemala tem uma porosidade baixa, o que significa que não absorve muitos líquidos, e a sua superfície é compatível com qualquer tipo de acabamento.
A pedra é extraída há muitos anos, por isso é comum encontrar construções mais antigas compostas pelo Mármore Verde. Nos tempos romanos, por exemplo, as pedras nessa cor eram combinadas com outros tons, como o branco do Mármore Carrara, em construções religiosas.
Por quais outros nomes o Verde Guatemala é conhecido?
Além do nome principal, o Mármore Verde Guatemala também pode ser encontrado no mercado com outros nomes. Os mais conhecidos são:
- Mármore Verde Escuro
- Luz Verde
- Verde Floresta
- Imperatriz Verde
- Jade Verde
- Rainforest Verde
- Verde Esmeralda
Qual a origem do Mármore Verde Guatemala?
Diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, o Verde Guatemala não é uma pedra originária da Guatemala. O país da América Central conta apenas com uma pequena parcela da extração dessa pedra. Além dele, o Brasil é o outro país das Américas que também produz esse tipo de mármore.
Já o local de origem e de maior extração do Verde Guatemala está localizado na Ásia, mais precisamente na Índia. A principal cidade em que o mármore verde é produzido é a de Udaipur, que fica em Rajastão, oeste indiano.
Quanto custa a pedra Verde Guatemala?
O preço do mármore pode mudar bastante. Por isso, não é possível estimar o valor preciso de cada pedra. Questões como a variação cambial podem fazer com que o preço se eleve ou caia em pouco tempo. Além disso, a época e a região de compra também podem impactar no custo do mármore.
Apesar das variações, podemos classificar o Verde Guatemala como sendo um tipo de mármore com um valor médio. Para se ter uma ideia, o custo do m² do Guatemala tende a ficar em torno de R$ 1.300.
Mas como dissemos, esse é um valor que sofre muitas alterações e com o cenário de instabilidade econômica mundial que vivemos, teremos grandes variações.
Mesmo com o preço fixo indefinido, o mármore é conhecido por ser uma pedra mais cara se comparada ao granito.
Mas, apesar do mais elevado, o investimento vale a pena, porque o uso do mármore valoriza o ambiente. Portanto, traz um bom retorno com a sua estética e valor agregado.
Quais ambientes combinam com o Verde Guatemala?
O Verde Guatemala é uma pedra única. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam quando pensam em mármore, essa pedra tem um tom escuro, fugindo do mais conhecido mármore branco. Isso permite que ele seja utilizado em diversos ambientes, conforme o gosto de cada pessoa.
Muitos arquitetos costumam optar pelo Verde Guatemala em ambientes como o banheiro ou a cozinha, embora os mármores não sejam indicados para superfícies que podem molhar, já que absorvem líquidos e podem manchar.
Outro local que se costuma ver a pedra é em paredes e pisos. Em espaços mais amplos, é possível combinar o tom escuro do Guatemala com o branco de outros mármores, como o Carrara.
Como usar o Verde Guatemala na decoração?
O Mármore Verde Guatemala é utilizado em muitos objetos decorativos, como banquetas, mesas de apoio e molduras. Devido à versatilidade que as características da pedra trazem, é possível usar a criatividade nas mais diversas aplicações e combinações.
Neste cenário, o Verde Guatemala acaba sendo a escolha para ornar objetos como vasos, esculturas, mesa auxiliar ou de centro, escadas, cachepô e muito mais. Ter uma peça dessas na sala, no quarto ou no banheiro é sinônimo de elegância e sofisticação.
Quais cuidados você deve ter com o Verde Guatemala?
O mármore é uma pedra delicada. Com foco na sua durabilidade, é necessário ter alguns cuidados para preservá-lo de forma adequada.
Um dos erros mais comuns ao tentar higienizá-lo é utilizar água em abundância, virando o líquido sobre o mármore. Porém, essa ação pode danificar a peça pois, devido à sua porosidade as rochas naturais absorvem líquidos e mancham.
Para higienizar o Verde Guatemala, o mais indicado é utilizar um pano úmido. Não é preciso investir em produtos químicos. Quanto mais natural, melhor. Por isso, aposte apenas no sabão neutro e na água.
Se você quiser preservar mais ainda a sua pedra, pode investir em uma impermeabilização.
Como o mármore é poroso, ele tende a absorver substâncias e sujeiras como poeira e líquidos.
Para impedir essa degradação da pedra, você pode utilizar materiais impermeabilizantes.
Quer saber mais sobre mármores? Não perca o artigo mais completo sobre essa rocha ornamental aqui:
Mármore: aprenda tudo sobre a rocha ornamental
Mármore Verde Guatemala ou Granito Verde Ubatuba: qual a diferença?
Embora seja comum considerar o Verde Guatemala e o Verde Ubatuba como pedras parecidas, há uma grande diferença entre elas: o primeiro é mármore, e o segundo é granito.
Mesmo que visualmente as pedras se assemelhem pela cor, elas têm características que as diferenciam.
O granito, por exemplo, tem um valor muito mais em conta.
Além disso, é uma pedra mais dura, que pode ter contato com líquidos sem perigo de manchar, o que permite usar em ambientes e superfícies sujeitas a molhar.
O granito também é mais resistente do que o mármore. Por isso, ele costuma ser a escolha para ambientes ao ar livre.
Enfim, o Mármore Verde Guatemala é uma pedra elegante, versátil, que combina com muitos ambientes e objetos. Além dessas características, também é uma opção de mármore com preço mais em conta.
Se você gosta de tons mais escuros na decoração, comece agora mesmo a projetar a sua residência ou o seu ambiente de trabalho com o Verde Guatemala!
Então, gostou de saber um pouco mais sobre o Mármore Verde Guatemala? Se você ainda está em dúvida sobre qual tipo de mármore utilizar, conheça no nosso blog outras opções como o Mármore Calacata.